A Visão Da 3D Criar Sobre O Futuro Da Impressão 3D No Brasil

By on December 27th, 2019 in Service

Tags: ,

[This story is provided in Portuguese for our many readers in Brazil and Portugal, and is a duplicate of the previous English version.]

Em recente conversa com Daniel Huamani, diretor de tecnologia da 3D CRIAR, a R&D Tax Savers teve uma visão interessante de como a manufatura aditiva está promovendo a inovação no Brasil

Tendo trabalhado na Autodesk por mais de quatro anos, Huamani aproveitou sua experiência internacional em gerenciamento de projetos para criar um modelo de negócios que ajuda clientes a encontrar soluções eficazes de impressão 3D com base em suas necessidades específicas. 

Fundada em 2015, a 3D CRIAR é a maior revendedora de impressão 3D do Brasil. Ela se concentra na compreensão dos desafios de cada cliente e na identificação do uso mais vantajoso da fabricação aditiva para superá-los – tarefa difícil considerando o portfólio de cinco tecnologias diferentes (FFF, SLA, DLP, SLS e Color FFF) e mais de quarenta materiais de impressão 3D. Equipada com uma equipe de engenheiros, a empresa trabalha em estreita colaboração com potenciais clientes para identificar a combinação mais eficaz de impressoras e materiais para atingir seus objetivos. De empresas multinacionais a instituições de saúde e educacionais, a 3D CRIAR promove a integração da impressão 3D em diversos setores.

Quando questionado sobre áreas promissoras de aplicação da manufatura aditiva em países emergentes, Huamani argumentou que o potencial revolucionário da impressão 3D não se restringe a uma indústria em particular. Os esforços do 3D CRIAR, no entanto, têm como alvo três áreas principais: educação, indústria e saúde.

Ecoando uma tendência internacional, um número crescente de escolas e universidades brasileiras está criando Fab Labs ou espaços makers onde os alunos podem usar a impressão 3D como ferramenta de aprendizado e recurso para seus próprios projetos. As instituições públicas e privadas estão cada vez mais conscientes de como a tecnologia pode contribuir para maior retenção de alunos, desenvolvimento de habilidades e implementação de estratégias criativas de ensino. A 3D CRIAR foi criada em uma incubadora da Universidade de São Paulo (USP), que continua sendo uma importante parceira. A empresa patrocina projetos de pesquisa e trabalha em estreita colaboração com vários departamentos da USP, incluindo a Faculdade de Odontologia, o Instituto de Pesquisa Tecnológica, o Instituto de Matemática e Estatística e a Escola Politécnica.

A 3D CRIAR também foi responsável por equipar escolas públicas da cidade de São Paulo com tecnologia de fabricação aditiva. Huamani sublinhou os desafios envolvidos na formação de professores e no fornecimento de ferramentas para que se aproveite ao máximo a tecnologia recém-implementada. Tendo trabalhado com mais de 100 professores, a 3D CRIAR acredita que o treinamento e o suporte são cruciais para o sucesso a longo prazo das iniciativas de impressão 3D em ambientes educacionais.

Após vários anos de recessão, a indústria brasileira está cada vez mais otimista com a recuperação econômica. Huamani destacou que os recentes avanços tecnológicos na impressão 3D, bem como novos materiais de alto desempenho, colocam a 3D CRIAR em uma ótima posição para responder a essa tão esperada expansão econômica. A empresa trabalha em estreita colaboração com a indústria automotiva, tendo clientes em toda a cadeia produtiva.

No setor de saúde, a 3D CRIAR tem uma presença particularmente forte em aplicações odontológicas, incluindo alinhadores invisíveis, próteses, etc. A empresa se concentra em preencher a lacuna técnica entre fabricantes de impressoras 3D e profissionais de odontologia, permitindo que os clientes em potencial tenham uma visão precisa das diferentes soluções tecnológicas à luz de aplicações específicas. Apesar dos grandes avanços internacionais em outras áreas relacionadas à saúde, como implantes e bioprinting, o Brasil ainda enfrenta desafios regulatórios e econômicos significativos.

A 3D CRIAR tem buscado aumentar a acessibilidade à tecnologia de fabricação aditiva no Brasil. Infelizmente, a empresa enfrenta desafios comuns, muitas vezes chamados de “custo do Brasil” – aumento dos custos operacionais dos negócios no país. Com o objetivo de superar essas barreiras, a 3D CRIAR trabalha em estreita colaboração com fornecedores internacionais para multiplicar opções de financiamento. Tendo recentemente contratado um novo CEO, Jorge Geras, a empresa está pronta para focar em novos mercados e expandir suas ofertas em 2020.

Via 3D CRIAR

By Charles Goulding

Charles Goulding is the Founder and President of R&D Tax Savers, a New York-based firm dedicated to providing clients with quality R&D tax credits available to them. 3D printing carries business implications for companies working in the industry, for which R&D tax credits may be applicable.